A filha do Capitão-do-Mato

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Reserva de mercado


Não sei se  vocês repararam, mas eu decidi abandonar o blog. Estava firme no propósito de me manter silente sobre os absurdos do mundo. Afinal, ele ia acabar. Mas agora que sabemos que o abrupto fim do mundo foi substituído por uma morte lenta e dolorosa, minha determinação esmoreceu.

Enquanto o fim não chega, há coisas sobre as quais preciso me manifestar. Dentre elas - e por ora a que mais me incomoda - o topete das mulheres separadas barra divorciadas.

O problema é o seguinte: essas tais de mulheres separadas barra divorciadas querem voltar pra “pixta” como se nada fosse. Isso não está certo, porque as solteiras, além de disputarem com gays, têm que disputar mercado com separadas e divorciadas.

Meu lema é o seguinte: separou? Volta pro final da fila. Questão de justiça. Deixe as encalhadas se resolverem. Feito isso, ok. Vai lá.

Já que as Câmaras de Vereadores estão cheias de gente boa querendo mostrar serviço, vou sugerir inclusive um projeto de lei sobre a temática. Algo como uma lei prevendo uma quarentena para as separadas, que dure até todas as solteiras com mais de 30 no perímetro urbano municipal respectivo arrumem alguém. Me parece uma proposta justa.

No limite, posso pensar numa lei de cotas. Não há cota pra tudo nesse país? Então, sugiro (subsidiariamente, porque a proposta original é melhor), que ao menos 80% dos homens que fazem xixi de pé sejam reservados para as mulheres solteiras com mais de 30 anos. Separadas e divorciadas que se contentem em disputar os outros 20%. Afinal, elas já namoraram, usaram aliança e se vestiram de noiva (se não casaram com pompa e circunstância, azar o delas, porque oportunidade houve) e tiveram uma chance institucional de se apresentarem como casadas.

Se não deu, ok. O que a gente não pode, é permitir uma mulher no terceiro casamento, enquanto outras padecem na condição de solteironas. Cadê o Princípio da Igualdade?

Pra vocês terem uma ideia, uma das minhas primas mais velhas, que casou, teve filhos  e fez tudo o que podia, agora separou e me disse que vai voltar para o mercado, afinal, nas suas próprias palavras, ela é um semi novo. Eu não pude me conter, e respondi que usado, por melhor que seja, não se compara a um zero, e ela que vá pro final da fila, oras...

Nenhum comentário:

Postar um comentário